quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Humildade

Um Sábio relatou: "Certa vez quando viajava de navio, desabou uma violenta tempestade e por sorte conseguimos chegar ao abrigo de uma baía protegida. Quando o temporal passou, deixamos nosso esconderijo e continuamos viagem. De repente, avistamos o casco quebrado de uma embarcação. Chegando mais perto, percebi que se tratava justamente do navio no qual um grande sabio estivera navegando. Meu coração, abalado, encheu-se de dor.

"Qual não foi a minha surpresa quando, ao desembarcar, corri para a Casa de Estudos e ali avistei, sentado, ensinando pacientemente os seus discípulos, o venerável Sabio!

"Sabio!" – gritei – "conte-me como escapou da tempestade, se eu vi com meus próprios olhos o casco da sua embarcação que naufragava?"

De maneira respeitosa, como era o seu costume, ele respondeu:

"Um pedaço de madeira flutuou perto de mim, quando o mar estava a ponto de me engolir. Agarrei-me a ele e com a ajuda de Deus, subi e pude voltar para casa."

"Mas me conte por favor, como não foi tragado pelas ondas gigantescas que afundam navios inteiros, para não dizer um minúsculo ser humano flutuando num pedaço de madeira?"

Disse ele:

"Eu inclinei a cabeça diante de cada onda."

Cuidado com o orgulho, pois de fato não existe nada que possa realmente chamar de seu para justificar a soberba: nem riqueza, beleza força ou inteligência são méritos seus. Lembre-se, tudo que você possui é uma dádiva de Deus.

 Provérbios 15-33 O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU DESTA PALAVRA? DE SUA OPINIÃO.